Rádio Cenecista de Picuí

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Homem desaparece após pular na Lagoa do Parque Sólon de Lucena em João Pessoa

Quinze bombeiros, entre eles mergulhadores, permaneceram na Lagoa para tentar encontrar o homem, mas até a publicação da matéria a vítima não havia sido encontrada
Reprodução/Instagram/Mofioficial_
Bombeiros buscam vítima na lagoa
Um homem de 47 anos desapareceu após pular na Lagoa do Parque Sólon de Lucena durante o fim da manhã desta segunda-feira (29), no Centro de João Pessoa.


Segundo o coordenador de comunicação da assessoria do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Macena, os bombeiros foram acionados após ligações da população relatando que um homem havia pulado na Lagoa e estava tomando banho no local.

“Deslocamos uma equipe para a lagoa, mas quando chegamos lá populares afirmaram que o rapaz havia mergulhado e não retornou à superfície. Conseguimos encontrar uma carteira com documento de identificação, mas não podemos afirmar que se trata da pessoa que pulou. Enviamos mergulhadores e uma embarcação para tentar localizar o homem”, relatou o tenente-coronel.

Ainda segundo o coordenador de comunicação, 15 bombeiros, entre eles mergulhadores, permaneceram na Lagoa para tentar encontrar o homem, mas até a publicação da matéria a vítima não havia sido encontrada.

Halan Azevedo – Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Faleceu nesta segunda-feira a pequena Ana Júlia Henriques

A população de Picuí ficou em transe com a triste notícia que abalou toda uma cidade
Foto: Reprodução/Arquivo da Família
Ana Júlia tinha apenas três anos
Faleceu na manhã desta segunda-feira, 29, a pequena Ana Júlia Henriques Macedo, de apenas três anos idade. Natural de Picuí, no Seridó paraibano, ela estava internada há cinco dias na UTI do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, com diagnóstico de pneumonia e derrame pleural.


Ana Júlia era uma criança completamente saudável, mas, nos últimos dias apresentou um quadro de gripe intensa. Ao realizar o Raio X foi constatado a enfermidade. A garota foi transferida com urgência para Campina onde estava precisando receber doação de sangue.

Popularmente conhecido como água na pleura ou água no pulmão, o derrame pleural é o nome dado ao acúmulo anormal de líquidos na pleura, uma fina membrana que envolve o pulmão.

A população de Picuí ficou em transe com a triste notícia que abalou toda uma cidade.

Os amigos pedem aos que oraram pela garota, que continuem com as preces pedindo força aos pais que estão passando por momentos angustiantes.

Blog NP

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Motociclista na contramão morre ao bater de frente com carro na BR-230 em Campina Grande, diz PRF

Acidente aconteceu na noite de domingo (28) no distrito de São José da Mata, em Campina Grande
Foto: Reprodução/TV Paraíba 
Motociclista estava na contramão quando bateu de frente em carro, em Campina Grande
Um homem de 31 anos morreu na noite de domingo (28) em um acidente na BR-230, no distrito de São José da Mata, em Campina Grande.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima seguia numa motocicleta quando invadiu a contramão para fazer a ultrapassagem e bateu de frente em um carro que seguia no sentido contrário. Ele foi arremessado da moto e o capacete que ele levava na braço voou e ficou preso na fiação dos postes.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Campina Grande. O motorista do carro prestou depoimento e foi liberado.

G1 PB

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Vândalos tentam destruir imagem de Nossa Senhora

Segundo os moradores, dois homens instalaram uma bomba no local, onde está a imagem de Nossa Senhora das Graças, e acionaram o explosivo
Foto: Reprodução
Imagem de Nossa Senhora foi alvo de vândalos
Um pequeno santuário instalado no muro de uma casa, na rua Rosa Lima dos Santos, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, sofreu um atentado na tarde deste domingo (28). Segundo os moradores, dois homens instalaram uma bomba no local, onde está a imagem de Nossa Senhora das Graças, e acionaram o explosivo.


Com o impacto, somente o vidro que protege o santuário ficou danificado. Contudo, a imagem não sofreu danos. Após o ato, segundo testemunhas, os dois homens fugiram do local a pé.  O proprietário do imóvel retirou a imagem da santa do local e chamou a Polícia Militar. Câmeras de vigilância registraram a ação dos vândalos e devem ser entregues à polícia.

Os policiais militares fizeram rondas no bairro e até o fechamento desta edição não conseguiram localizar os suspeitos.

Os proprietários do imóvel, onde o santuário está instalado, prestaram queixa na Central de Flagrantes na Central de Polícia.

Correio da Paraíba

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Após quatro mortes e centenas de desabrigados, governo anuncia ajuda a Pernambuco e Alagoas

Em Pernambuco, Temer autorizou ações emergenciais, além de se comprometer a liberar recursos voltados a obras hídricas
Divulgação/Alan Santos/PR
Temer participou  de
reunião com Defesa Civil
Diante dos estragos causados pela chuva em Pernambuco e Alagoas, o presidente Michel Temer fez uma viagem aos dois estados nesse domingo (28) para se reunir com gestores estaduais.


Em Pernambuco, ele autorizou ações emergenciais, além de se comprometer a liberar recursos voltados a obras hídricas. Entre eles, está um empréstimo de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao governo estadual – que quer utilizar os recursos para retomar obras de barragens que serviriam para prevenir problemas como os registrados no fim de semana.

Temer informou que o empréstimo já está aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e que vai providenciar a liberação dos recursos. O dinheiro deve ser usado para concluir quatro barragens que tiveram as obras anunciadas em 2010, na última cheia que atingiu Pernambuco, mas que foram paralisadas por falta de recursos federais, de acordo com o governo estadual. “Me comprometi com o governador a providenciar a liberação desse empréstimo, que é fundamental: R$ 600 milhões”, disse.

Nesse domingo (28), Pernambuco decretou calamidade em 15 municípios por causa da chuva – por inundação de rios ou deslizamentos: Caruaru, Gameleira, Belém de Maria, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros. Trinta mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, duas morreram em Lagoa dos Gatos e duas estão desaparecidas em Caruaru.

A página de acompanhamento das chuvas, em tempo real, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), mostrava que em 27 municípios choveu mais de 100 mm em 24 horas, com base em dados atualizados entre as 22 e 23h desse domingo. Cinco cidades registraram mais de 200 mm: Rio Formoso está no topo da lista, com 323,24 mm, seguido de Sirinhaém, Gameleira, Ribeirão e Ipojuca.

As ações emergenciais solicitadas pelo governador Paulo Câmara são um hospital de campanha, equipamentos de salvamento e o apoio das Forças Armadas nas cidades em estado de calamidade. Os anúncios foram feitos depois de reunião ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ontem à noite. O encontro começou por volta das 21h.

“Há duas atividades. Uma é emergencial, que já está sendo cuidada pelo Ministério da Integração e também com a presença do ministro da Educação e das Cidades, nas atividades de recuperação nesses municípios. A outra é mais a longo prazo e diz respeito a obras que deverão ser concluídas em caráter preventivo. Com isso, nós nos comprometemos, mais uma vez, a levar adiante também essas obras de natureza preventiva", afirmou Temer.

O estado de Pernambuco montou uma força-tarefa para monitorar as chuvas e planejar as ações a serem adotadas. Paulo Câmara anunciou que um gabinete de crise está sendo instalado em cada um dos municípios em estado de calamidade e que 200 profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram enviados às cidades atingidas. Kits humanitários também devem ser entregues aos desalojados e desabrigados.

Alagoas
Mais cedo, o presidente Michel Temer esteve em Alagoas, estado que também sofre com inundações, mortes e desalojados pela chuva. Quatro pessoas morreram soterradas e pelo menos mil precisaram deixar suas casas.

O presidente chegou a Maceió no fim da tarde e se reuniu com o prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB), e com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB). Ele também garantiu ajuda humanitária ao estado.

Temer viajou acompanhado pelos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em Pernambuco, a comitiva contou ainda com nove ministros.

Agência Brasil

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

domingo, 28 de maio de 2017

Evangelho do Dia: (Jo 16,29-33) - segunda-feira, 29 de maio de 2017

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Policial reformado do RN é atingido a machadadas em Nova Floresta

O sargento estava bebendo em um bar, quando Nêgo chegou e atingiu o policial

Uma briga entre dois homens na tarde deste domingo (28), na cidade de Nova Floresta, Paraíba, no Bairro Maria Faustino, deixou um sargento reformado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ferido a machadadas e um homem identificado como Nêgo, golpeado a pauladas.


De acordo com informações do Rede Mais Notícias, o sargento estava bebendo em um bar, quando Nêgo chegou e começou uma discussão com o policial. Em seguida, ele foi à sua residência e retornou com um machado. Os dois entraram em luta corporal e o policial foi ferido com diversos golpes.

Usando de defesa, o PM usou um pedaço de madeira e também feriu o atacante. Atingido, o agressor fugiu do local, não antes de destruir o estabelecimento comercial, quebrando vidro, receptor, promovendo um verdadeiro quebra-quebra. O sargento foi levado para a Unidade Mista de Saúde com ferimentos.

Blog NP com informações do Rede Mais Notícias

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Criança de um ano é atingida por facada enquanto pai cobrava dívida

Ferimentos nas vítimas foram superficiais e eles não correm risco de morte.Após a tentativa de homicídio, o suspeito fugiu

Uma criança de apenas um ano foi atingida por uma facada que foi desferida contra o pai dela no momento em que ele cobrava uma dívida. O caso foi registrado, nesse sábado (27), no município de Pirpirituba, região do Agreste paraibano, a 112 quil^metros de distância de João Pessoa.


O homem relatou à polícia que, no momento em que fazia a cobrança, o suspeito se irritou e o golpeou com uma faca no tórax. A criança, que estava nos braços do pai, também foi atingida. Os ferimentos nas vítimas foram superficiais e eles não correm risco de morte.

Após a tentativa de homicídio, o suspeito fugiu na moto da vítima e ainda não foi localizado. 

Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Ídolo do Fluminense na década de 70, Gilson Gênio morre no Rio de Janeiro

Ponta-esquerda da Máquina Tricolor lutava contra um câncer colorretal desde 2014 e teve o quadro agravado nos últimos dias
Foto: Divulgação
Gilson Gênio no Fluminense
Ídolo do Fluminense da década de 1970, o ex-jogador Gilson Gênio morreu aos 59 anos neste domingo. O ponta-esquerda da Máquina Tricolor lutava contra um câncer colorretal desde 2014 e teve o quadro agravado nos últimos meses. As informações foram passadas pela família do ex-atleta que, depois que encerrou a carreira, se tornou treinador e também passou a atuar como pastor da Igreja Assembleia de Deus.


Tricolor das Laranjeiras, atuou até 1979, onde participou do bicampeonato carioca, conquistado nos anos de 1975 e 1976 - aquele time ficou conhecido como a Máquina Tricolor.

Após deixar o Flu como jogador, Gilson Wilson Francisco ainda passou por clubes como Bahia, America, Grêmio (esteve no elenco campeão da Libertadores de 83), Bangu (onde foi vice-campeão Brasileiro em 85, perdendo a final para o Coritiba), Cerro Porteño-PAR, Inter de Limeira-SP (campeão paulista em 1986) e Santa Cruz.

Encerrou a carreira, mas, ainda assim, manteve-se no futebol. No Flu, ele voltou posteriormente para trabalhar nas categorias de base e chegou até a ser treinador interino do profissional do clube em alguns momentos entre 2003 e 2009. De lá para cá, Gênio ainda passou por outros diversos times como técnico, casos de America, São Cristovão e Itaúna-MG. Seu último trabalho à frente de uma equipe aconteceu em 2014, quando ele dirigiu o São Pedro, time que disputou a Série C do Rio. Desde então, luta contra um câncer colorretal.

Gustavo Garcia, Rio de Janeiro - Globo Esporte

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Meliantes são presos na cidade de Nova Floresta depois de praticarem arrastão em Cuité

Policiais militares conseguiram prender os meliantes no Centro de Nova Floresta 
Foto: Reprodução
Dupla foi presa na cidade de Nova Floresta
Na noite desse sábado (27), um assalto foi registrado na comunidade do Bujari, na zona rural do município Cuité, no Curimataú paraibano. Segundo informações de uma vítima, dois homens usando casacos escuros e capacetes pretos, chegaram em uma moto Bros, no bar de Paulo, renderam cinco clientes e anunciaram o assalto.


Ainda de acordo com a vítima, a dupla muito nervosa com arma em punho, obrigou que todos deitassem no chão e, em seguida, fizeram o "rapa", levando objetos pessoais, como relógio, celulares e também dinheiro. Após o assalto, os criminosos fugiram em direção a Nova Floresta.

Ao tomar ciência do fato, a Polícia Militar agiu rápido, e após rondas e uma perseguição, conseguiu prender os meliantes que já estavam em um Celta de cor branca. Eles foram presos no Centro de Nova Floresta.

Os dois homens são da cidade de Nova Floresta e foram  identificados como Gevisson, vulgo "Neguinho" e Juninho de Julita. Ambos foram encaminhados à delegacia.

NoticiandoPB



Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Homens são mortos a facadas dentro de casa em Campina Grande

Vizinhos viram quando assassino entrou na residência e fugiu levando o carro de uma das vítimas

Duas pessoas foram mortas a golpes de faca na madrugada deste domingo (28) dentro de uma casa no bairro do Presidente Médici, em Campina Grande. De acordo com a Polícia Militar, vizinhos das vítimas acionaram a PM depois que viram um homem invadir a casa e em seguida ouvirem gritos de socorro.


O caso foi registrado por volta das 2h45, na Rua Salustiano Bezerra Cabral. Segundo a PM, moradores viram quando um homem armado com uma faca chamou por uma das vítimas na porta e em seguida invadiu a residência. Minutos depois, os vizinhos ouviram uma pessoa gritando por socorro e viram quando o invasor saiu da casa e fugiu levando o carro de uma das vítimas.

Ao chegar no local, a polícia encontrou dois corpos, um na sala e outro na cozinha. As vítimas apresentavam marcas de golpes de faca. O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil. A PM chegou a realizar rondas pela região, mas até as 9h, o assassino não havia sido identificado. Os moradores não souberam explicar os motivos do crime.

G1 PB

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Municípios da Paraíba vão receber R$ 77 milhões de FPM na terça-feira

Somente para João Pessoa, a quantia enviada pelo Governo Federal é de R$ 10,2 milhões ficando R$ 67,6 milhões para outras cidades

Os municípios paraibanos recebem, nesta terça-feira (31), a quantia de R$ 77 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O totral é referente ao valor bruto do repasse. Somente para João Pessoa, a quantia enviada pelo Governo Federal é de R$ 10,2 milhões ficando o restante, R$ 67,6 milhões para serem divididos para as outras 222 cidades paraibanas. Comente no fim da matéria.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o repasse será de R$ 1.791.398.105,36, já descontada a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 2.239.247.631,70.

Comparado ao mesmo período de 2016, houve uma redução de 7,07% em termos reais, ou seja, considerada a inflação. Em termos nominais, a redução é menor, de 4,03%. Fechado este mês, a soma dos decêndios chegou a R$ 8,363 bilhões frente aos R$ 8,532 bilhões do mesmo período de 2016.

De janeiro a maio de 2017, o somatório do valor total bruto repassado foi de R$ 39,241 bilhões – valor 8,71% maior do que o repassado no mesmo período de 2016. No entanto, considerando-se a inflação no período, o crescimento do repasse dos primeiros cinco meses de 2017 em relação aos primeiros 5 meses de 2016 foi de apenas 4,16%, como pode ser visto na tabela abaixo.

Estimativas

A CNM prevê, para o mês de junho, um repasse 12% menor que o deste mês. No entanto, a expectativa é de um crescimento de 4,8% em comparação ao repasse de junho do ano passado. Para o mês de julho, é esperada uma queda de 20% em relação a junho, mas um crescimento de 12% em relação a julho do ano passado. Destaca-se que essas previsões não consideram os efeitos da inflação.

Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Católicos de Campina Grande acolhem novo administrador diocesano

A missa contou com a participação de diversos padres da Diocese, que engloba igrejas de Campina Grande e de outras cidades
Foto: Reprodução
Padre Aparecido
O novo Administrador Diocesano de Campina Grande, o padre Aparecido Francisco Camargo celebrou a sua primeira missa já investido na função, neste domingo (28), na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.


A missa contou com a participação de diversos padres da Diocese, que engloba igrejas de Campina Grande e de outras cidades. Na oportunidade, o novo administrador diocesano foi acolhido pelo povo católico.

O Padre Aparecido foi escolhido para substituir temporariamente o Bispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz na última segunda-feira (22), durante a reunião do Colégio de Consultores. Ele fica na função até a nomeação do próximo Bispo de Campina Grande, feita pelo Papa Francisco.

A escolha do Administrador está prevista no Código de Direito Canônico, que orienta que o Colégio de Consultores Diocesano se reúna no prazo de oito dias a contar do dia em que a Diocese entrou no período vacante. No caso, Campina Grande está vacante desde o sábado passado, dia 20, quando Dom Manoel Delson tomou posse como Arcebispo da Paraíba.

Pe Aparecido Camargo é natural de Itaberaí, estado de Goiás, e tem 60 anos. É pároco na Paróquia de Santa Rosa de Lima, que fica no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande. Em julho deste ano ele completa 30 anos de ordenação sacerdotal.

O administrador diocesano não tem as mesmas funções do Bispo. Ele apenas administra a Diocese e prepara a igreja particular para a chegada do próximo Bispo, ato da Sé Apostólica que não tem prazo definido para acontecer - com informações do site da Diocese de Campina Grande.

Portal Carlos Magno

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

sábado, 27 de maio de 2017

Evangelho do Dia: (Mt 28,16-20) - domingo, 28 de maio de 2017

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Paraibano acusado de matar bebê de 10 meses é preso no Ceará

Crime ocorreu no município de Lavras da Mangabeira
Foto: Reprodução
Iarley Mendonça de Souza
Um homem identificado por Iarley Mendonça de Souza, de 32 anos foi preso nesta sexta-feira (26) por matar uma criança de dez meses no município de Lavras da Mangabeira, Região Sul do Ceará, após discutir com a mãe do bebê. De acordo com a Polícia Civil de Iguatu, que atendeu o crime, o homem confessou o crime e disse que matou a criança após discutir com a mãe da vítima.


A polícia disse que, em depoimento, o padrasto afirmou que, quando era criança, a sua mãe costumava bater nele. No momento da discussão, ele se lembrou da história familiar e resolver matar a criança.

A polícia informou também que o suspeito tentou fugir de casa após o homicídio, mas a população soube do caso e tentou linchá-lo. A Polícia Militar de Lavras da Mangabeira foi ao local e efetuou a prisão.

Por medida de segurança, o homem que é natural de Cajazeiras na Paraíba foi encaminhado para a Delegacia Regional de Iguatu (18ª Região) e está mantido sob escolta policial, já que moradores das duas cidades estão revoltados com o caso, de acordo com os policiais.

Glória Xerez - G1 CE

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Prefeito diz que não vai sancionar 'lei do paredão' aprovada em Câmara na Grande JP

Lei polêmica aprovada na Câmara de Santa Rita libera paredões de som em praça, nos fins de semana

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), disse ao Portal Correio que é contra o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores do município da Grande João Pessoa, sobre a regulamentação dos paredões automotivos. Emerson destacou que há vários empecilhos para o projeto ser sancionado, um deles a questão da Lei do Silêncio e demais leis que vão de encontro ao proposto pelo Legislativo da cidade.


"Existe um projeto de lei encaminhado pela Câmara falando sobre os paredões de som. Isso não chegou a nossas mãos, mas deverá chegar em breve. Porém, essa lei vem bater de frente com outras leis estaduais e federais que proíbem essa prática", disse Emerson Panta.


Questionado sobre as pertubações que a sanção poderá causar à sociedade, Panta destacou que vai analisar a proposta, mas já adiantou que deverá vetar o projeto, se apegando às normas federais e estaduais.

"Vamos analisar, mas já adianto que provavelmente será vetada, tendo em vista as leis federais e estaduais que proíbem os paredões", destacou o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta.

Entenda
Uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Santa Rita liberou o uso de paredões de som aos domingos, feriados e dias festivos, entre às 12h e às 22h, no local conhecido como ‘Praça do Povo’. A medida foi aprovada por 18x1.

Em outubro do ano passado, O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que proíbe qualquer veículo de trafegar por vias públicas com som que possa ser ouvido do lado externo do carro sob punição de multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Gabriel Botto – Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Jovem é encontrada morta dentro de residência no interior da Paraíba

O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal de Campina Grande para a realização de exames cadavéricos
Foto: Arquivo Pessoal
Cleide foi encontrada morta em casa
A jovem Ana Cleide da Silva Nonato, 32 anos foi encontrada morta na madrugada deste sábado (27), dentro da sua residência, localizada à Rua Coronel Guimarães, Centro de Cajazeiras.


A informação foi confirmada a reportagem do Diário do Sertão pelo Sargento Nunes, do 6º Batalhão de Polícia Militar. A PM teria sido acionada por populares, pois o local exalava mau cheiro. Ela morava sozinha. A PM foi ao local, constatou o fato e isolou a área até a chegada da Perícia.

O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal de Campina Grande para a realização de exames cadavéricos.
De acordo com a Polícia Militar a morte de Cleide como era conhecida em Cajazeiras pode ter sido por causas naturais. Ela trabalhava como secretária de um médico de cirurgia plástica.
Uma amiga de Cleide relembrou que a jovem foi vítima de um acidente há alguns anos, quando passou por cirurgia ficou em coma durante dias.
Diário do Sertão
Para postar um comentário:
“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

TCU condena cinco ex-prefeitos da Paraíba por desvio de verbas federais

Ex-gestores são de Santana dos Garrotes, Diamante, Sossego, Zabelê e Condado

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares a execução de convênios de cinco ex-prefeitos da Paraíba, que vão devolver cerca de R$ 1 milhão a órgãos federais. Estão na lista José Carlos Soares (Santana dos Garrotes), Hércules Barros Mangueira (Diamante) , Juraci Pedro Gomes (Sossego), Iris de Céu de Sousa Henrique, ( Zabelê) e Valdemilson Pereira dos Santos (Condado). Eles ainda vão ser notificados sobre as condenações.


Santana dos Garrotes
O ex-prefeito municipal de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, José Carlos Soares, terá que devolver cerca de R$ 130 mil em recursos atualizados ao governo federal, além de pagar uma multa de R$ 7 mil. O gestor foi condenado pelo Tribunal de Contas da União em razão da omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados à municipalidade, na modalidade fundo a fundo, à conta do Programa Brasil Alfabetizado-BRALF/2006 e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), no exercício de 2006.

O julgamento ocorreu na 2ª Câmara do TCU, tendo como relator o ministro do TCU, Aroldo Cedraz. A Corte autorizou, caso requerido, o parcelamento da dívida constante do Acórdão que vier a ser proferido em até 36 parcelas. Também foi encaminhada cópia da deliberação que vier a ser proferida, bem como do relatório e do voto que a fundamentarem, ao Procurador-Chefe da Procuradoria da República no estado da Paraíba para adoção das medidas que entender cabíveis. ”

Diamante
O TCU julgou irregulares as contas do ex-prefeito de Diamante, no Sertão, Hercules Barros Mangueira Diniz, e o condenou ao pagamento de R$ 300 mil, além de uma multa no valor de R$ 30 mil. De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo, não houve aprovação da prestação de contas final do Convênio 2277/2006 (Siafi 571354), tendo como objeto a construção de sistema de esgotamento sanitário no município de Diamante-PB,

Apesar de Hércules ter tomado ciência do expediente que lhe foi encaminhado, ele não atendeu a citação e não se manifestou quanto às irregularidades verificadas.

Zabelê
O TCU fez Tomada de Contas Especial instaurada pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em razão da execução parcial, do não atingimento dos objetivos pactuados e da omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados ao município de Zabelê – PB por intermédio do Termo de Compromisso TC/PAC 274/2009, cujo objeto era a execução de sistema de abastecimento de água no referido município.
Ao analisar a documentação, o Tribunal julgou irregulares as contas de Iris de Céu de Sousa Henrique, prefeita do município de Zabelê, no Cariri, entre 2009 e 2016, e a condenou ao pagamento da quantia de R$ 348 mil à Funasa). O TCU ainda aplicou multa de R$ 47 mil a ex-prefeita.

Sossego
O TCU julgou irregulares as contas de Juraci Pedro Gomes, prefeito do município de Sossego, no Curimataú, entre 2001 e 2008, e o condenou ao pagamento de R$ 100 mil que deve ser recolhido aos cofres da Fundação Nacional da Saúde.

Juraci não cumpriu com os objetivos pactuados e se omitiu do dever de prestar contas dos recursos repassados ao município de Sossego, por intermédio do Convênio 1351/2002, cujo objeto era a execução de sistema de esgotamento sanitário.

Condado
O TCU fez Tomada de Contas Especial instaurada pelo Ministério do Turismo, em desfavor de Valdemilson Pereira dos Santos, na condição de prefeito municipal de Condado (gestão de 23/5/2007 a 31/12/2008, em razão da não apresentação de prestação de contas quanto aos recursos repassados ao Município por força do Convênio 951/2008 (Siafi 629315), celebrado com o Ministério do Turismo, que teve por objeto a implementação do projeto “São Pedro do Condado.

Diante disso, julgou irregulares as contas de Valdemilson Pereira dos Santos, condenando-o ao pagamento da importância de R$ 100 mil, além de uma multa de R$ 16 mil. 

Jornal da Paraíba 

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”

Prêmio Gestão Escolar 2017 abre inscrições e oferece premiações de até R$ 30 mil

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública e oferece premiações de até R$ 30 mil. O PGE 2017 foi lançado na Paraíba durante a edição do projeto ‘Caminhos da Gestão Participativa’, que percorreu as 14 Gerências Regionais do Estado.


“O prêmio Gestão Escolar é uma oportunidade para as escolas realizarem autoavaliação, construírem coletivamente o plano de ação para correção das distorções de aprendizagem, além de permitir que o gestor compartilhe experiência em seminários nacionais e internacionais, numa perspectiva de valorização do papel dele como líder na comunidade”, explicou o gerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Robson Rubenilson. 

Para participar, o gestor deve se inscrever neste link, no qual terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados", explicou o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, que promove o PGE em parceria com o Ministério da Educação.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente sete milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: local, estadual, regional e nacional. Nas etapas local e estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no Edital do prêmio.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações. 

Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola ‘Referência Brasil’ a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

O PGE 2017 será concedido nas categorias ‘Escola Destaque Local’, ‘Destaque Estadual/Distrital’, ‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas ‘Destaque Estadual/Distrital’, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas ‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola ‘Referência Brasil’.

Portal Correio

Para postar um comentário:

“É livre a manifestação de opiniões, sendo vedado o anonimato”